O QUE É REIKI

Reiki é um sistema natural de harmonização e reposição energética que busca reequilibrar a saúde ao nível físico, mental, emocional e espiritual.

Esse método de cura natural funciona como uma limpeza energética atuando de forma holística tratando não apenas os sintomas, mas também a causa, além de expandir a nossa consciência e nos reconectar com o nosso poder de autocura.

O terapeuta Reikian@ é um facilitador/canalizador dessa Energia Vital Universal que a transmite através da imposição de mãos nos centros energéticos conhecidos como chakras localizados entre a base da coluna e o alto da cabeça onde essa energia flui.

Essa energia cósmica já comprovada pela ciência é responsável por toda a vida do planeta e pelo bom funcionamento do nosso organismo alimentando nossas células e órgãos.

A palavra REIKI tem origem japonesa e identifica o “Sistema Usui de Terapia Natural”, nome dado em homenagem ao canalizador da Terapia Reiki o Mestre Mikao Usui.

 
REIKI NÃO É RELIGIÃO! Todos podem manter as suas crenças e ainda assim ser beneficiados pela terapia Reiki que é um método totalmente natural e holístico, que utiliza somente a energia já presente no Universo, e em todos nós



 

benefícios Do reiki

O Reiki proporciona diversos benefícios: pode auxiliar no tratamento e prevenção de doenças e ajudar a manter a estabilidade física, mental e emocional através do reequilíbrio das funções vitais. Durante a sessão você entra em um relaxamento profundo, através das ondas cerebrais, alfa.

  • Reduz o stress, ansiedade, fadiga e a insônia
  • Reduz sintomas da depressão e síndrome do pânico
  • Ajuda a eliminar traumas e medos
  • Alivia dores físicas
  • Desintoxica o organismo
  • Diminui o efeito colateral da quimioterapia
  • Auxilia na reparação de lesões
  • Alivia sintomas da menopausa
  • Diminui a impulsividade
  • Equilibra os hormônios
  • desbloqueia, purifica e equilibra os chakras
  • Diminui os sintomas de estresse
  • Promove equilíbrio emocional
  • Acelera a cura natural
  • Aumenta a criatividade
  • Fortalece o sistema imunológico
  • Aumento o potencial de autocontrole
  • Aumenta a criatividade
  • Traz calma, tranquilidade e serenidade para o corpo, mente e espírito

Quem pode fazer?

Não há nenhuma contraindicação para o Reiki. Ele pode ser aplicado em qualquer pessoa de qualquer idade (bebês, crianças, adultos, idosos e grávidas).  Pode ser aplicado a distância, pode, inclusive, ser aplicado em plantas, animais e ambientes.

 

reiki no sus sistema único de saúde

REIKI nO sUS

(Sistema de Saúde Único)

Você sabia que o método Reiki é reconhecido pela Organização Mundial de Saúde (OMS) desde 2007, quando publicou em Genebra, Suíça, as orientações normativas sobre o tratamento da dor. O documento aponta a necessidade de se incluir no tratamento médico, outras dimensões fisiológicas, biológicas, sociais e espirituais. Segundo o Ministério da Saúde, estas práticas integram “ações de promoção e prevenção em saúde”. 

O Ministério da saúde então reconhece oficialmente a importância da medicina não convencional que busca estimular os mecanismos naturais de prevenção e recuperação da saúde com ênfase na escuta acolhedora, no desenvolvimento do vínculo terapêutico e na integração do ser humano com o meio ambiente e a sociedade.

No Brasil, o Reiki é oferecido pelo Sistema Único de Saúde (SUS) como uma Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares – assim como yoga, arteterapia, meditação, homeopatia, medicina tradicional chinesa/acupuntura entre outras.

O Reiki foi inserido no Programa Saúde da Família do Ministério da Saúde por se enquadrar num dos principais pilares de sustentação do programa que é a prevenção.

para que serve o reiki

Para desbloquear e alinhar os centros energéticos restaurando o equilíbrio do corpo mental, emocional , físico e espiritual permitindo que a energia vital flua naturalmente.

Quanto mais limpo o campo energetico está, mais elevada está a nossa vibração energética com isso nosso sistema imunológico está mais fortalecido. Quanto mais baixa nossa frequência vibratória, mais nosso sistema imunológico estará debilitado e assim surgem as doenças de todos os tipos.

Segundo o Ministério da Saúde, 90% das doenças físicas tem como causa fatores emocionais. Como tudo é energia, devemos ter consciência de que tudo está interligado, que interagimos com tudo e com todos ao nosso redor.

para que serve o reiki
porque fazer reiki

porque fazer reiki?

Todos nós possuímos um campo energético e um dos nossos maiores doadores de energia vital é o sol, assim como o ar. Todos os pensamentos e sentimentos que nutrimos no dia a dia emitem frequências vibratórias. Quando temos pensamentos autodestrutivos, ou seja, pensamentos e sentimentos que possuem uma frequência vibratória baixa como a mágoa, raiva, inveja, etc. Passamos a emitir uma energia negativa que bloqueia o fluxo da energia vital em nossos canais energéticos (chakras).

Esses nós energéticos dificultam o fluxo natural da energia vital que não consegue alimentar nossas células e órgãos, provocando desequilíbrios em nossa energia vital. As doenças ou disfunções físicas, mentais e emocionais são energias fluindo de forma desequilibrada e/ou bloqueada. Vários fatores como estresse, sedentarismo, má alimentação, insônia, ansiedade, baixa autoestima, autocritica, raiva conseguem interferir no fluxo energético e, com isso, podem causar distúrbios físicos ou psíquicos.

O Reiki então atua em nosso campo energético dissolvendo esses nós energéticos e realinhando os chakras permitindo assim que o fluxo da energia vital seja elaborada e metabolizada pelo nosso corpo energético e distribuída para todo o organismo. Assim nosso organismo volta a funcionar de forma harmoniosa, com glândulas ativadas, sistema nervoso revitalizado e sistema imunológico fortalecido.

IMPORTANTE

  1. Reiki NÃO é uma massagem! Não implica manipulação do corpo, não é necessário a pessoa se despir, nem ser banhada com óleos. Existem terapeutas que unem técnicas como, por exemplo, massagem terapêutica + aplicação do método Reiki. Apenas nesses casos haverá toque. Pergunte ao terapeuta escolhido como funciona o atendimento para que você possa se sentir acolhido.

  2. Reiki não substitui nenhum tratamento da medicina tradicional, ele funciona como uma terapia complementar, ou seja, trabalha em conjunto com todas as medicinas e outras terapias, nunca invalidando ou substituindo qualquer uma delas.
reiki não é massagem
atendimento flavia campagnani

reiki nas mãos da ciência

Pesquisas sérias no Brasil já comprovam não só a existência do Reiki como seus resultados ao nível físico e psicológico.

O Reiki entra então no meio acadêmico e científico através de Ricardo Monezi que obteve o título de Doutor em Ciência emitido pela Universidade Federal do Estado de São Paulo em 2013 com a tese:  “Efeitos da prática do Reiki sobre aspectos psicofisiológicos e de qualidade de vida de idosos com sintomas de estresse”

Além dele, Paula de Campos Babenko com a tese “Reiki: Um estudo localizado sobre terapias alternativas, ideologia e estilo de vida.” apresentada à Universidade Federal de São Carlos – UFSCAR, para a obtenção do Título de Mestre em Ciências em 2004.

Ricardo Rodrigues Garé também conquistou o título de Doutor em Ciência pela Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia – USP em 2008. Hoje ele proprietário da primeira clínica medica veterinária do Brasil que utiliza exclusivamente a energia Reiki na cura dos animais.

Pela Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo – USP, Luciana Vannucci obteve o Título de Mestre em Ciências em 2017 com a tese apresentada em 2007.  “Efeitos do Reiki sobre a viabilidade celular e a atividade da mieloperoxidase de neutrófilos humanos in vitro: estudo experimental.”

Tony de Carlo Vieira também obteve seu título de Mestre em Ciências através da tese de dourado “O Reiki nas práticas de cuidado de profissionais do Sistema Único de Saúde.” pela Universidade Federal de São Carlos – UFSCAR, Florianópolis – SC, 2017.

Gratidão a todos pelo belo trabalho e contribuição social.

saiba mais...

O que são os Chakras?

Chakra é uma palavra em sânscrito que significa roda, círculo. O ser humano possui centenas desses centros energéticos espalhados pelo corpo, sendo 7 principais que se alinham ao longo da coluna, começando da base da coluna até o alto da cabeça no nosso corpo astral que é o nosso corpo energético.

Cada chakra possui significado, cor, mantra e elemento específicos, que estimulam seu movimento. Estão associados às glândulas e funcionam como centros de captação e distribuição de energia que permite que a energia vital flua através do sistema endócrino, ou seja, são pontos responsáveis pelo fluxo energético do corpo. Por meio deles é possível equilibrar nossa energia vital. 

Quando um desses centros começa a diminuir a velocidade de rotação, o fluxo de energia fica inibido ou bloqueado, resultando em um desequilíbrio no nosso campo energético que pode desencadear doenças, problemas emocionais e mentais, dores, cansaço, dentre outros. O Reiki é uma das terapias energéticas muito eficiente no alinhamento desses centros. 

Saiba que um dos principais fatores que bloqueiam esses centros de força vital são os pensamentos e sentimentos negativos, pois os chakras armazenam a energia dos pensamentos, sentimentos, memórias, experiências e ações. Já sabemos que tudo é energia e cada sentimento ou emoção carrega com ela uma vibração que pode ser positiva ou negativa. 

 

Chakra Coronário: fica no topo da cabeça e controla a glândula pineal.

Chakra Frontal: situa-se entre os olhos e controla a glândula pituitária (hipófise), cérebro, olhos e sínus. 

Chakra Laríngeo: localizado na garganta e está ligado à glândula tireoide.

Chakra Cardíaco: situa-se no peito e está associado ao coração.

Chakra Umbilical (ou plexo solar): localiza-se acima do umbigo e atua no sistema digestivo, fígado, vesícula, estômago, baço, pâncreas e intestinos.

Chakra Sacro: este chakra fica na altura dos órgãos genitais e controla as glândulas e sistemas reprodutores.

Chakra Básico: fica na base da espinha dorsal e está relacionado às glândulas supra renal, à coluna vertebral, medula, lombar e rins.